quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O animal mais venenoso do Mundo.

Nome: Sapo-dourado, Phyllobates terribilis
Região: Florestas tropicais do Pacífico colombiano e América do Sul
Habilidade: Produzir a peçonha mais mortal de todos os tempos

Este sapo minúsculo usa as substâncias tóxicas que tem no corpo como defesa. Por isso é tecnicamente peçonhento, como são conhecidos os animais que incluam toxinas. O sapo só usa a toxina quando é atacado. A cor amarela ou laranja exibida por ele alerta os possíveis predadores sobre o perigo iminente.

Na verdade, além de ser o mais peçonhento dos sapos, ele talvez seja o animal mais peçonhento do mundo, sendo capaz de levar um indivíduo à morte pelo simples contato. A toxina localizada em sua pele é suficiente para matar até cem pessoas. Embora o sapo-dourado só tenha sido descoberto pela ciência em 1978, os índios chocos, habitantes de uma área restrita da Colômbia, o conhecem há gerações e usam as secreções glandulares de sua pele para envenenar as flechas e abater sua caça em segundos.

O sapo-dourado extrai a maioria de suas batraquitoxinas de outros animais, provavelmente de pequenos besouros, que por sua vez se alimentam de plantas tóxicas. Criados em cativeiro, esses sapos são inofensivos. eles são ativos durante o dia e têm poucos predadores, com exceção de uma serpente imune à toxina.
Surpreendentemente, foram descobertas algumas aves na Nova Guiné com a mesma batraquitoxinas na pele e nas penas. O elo foi estabelecido por um pequeno besouro semelhante aos do Novo Mundo, que possui a mesma toxina.
        

Texto retirado do livro Natureza Radical, Mark Carwardine

Nenhum comentário:

Postar um comentário